terça-feira, 28 de agosto de 2012

O(a) Pedagogo(a) Escolar

           O(a) pedagogo(a) é o(a) profissional habilitado(a) (por lei e formação) a preparar, administrar e avaliar currículos, programas escolares, além de estabelecer vínculos entre instituições de ensino, comunidade, familiares dos alunos e autoridades do setor educativo.
“...a presença do pedagogo escolar torna-se, pois, uma exigência do sistema de ensino e da realidade escolar, tendo em vista melhorar a qualidade da oferta de ensino para a população”. (LIBÂNEO,2000,p.55)
         
O Trabalho da Coordenação Pedagógica é extremamente importante para que o processo de ensino e aprendizagem se desenvolva na escola de forma satisfatória, para isso são necessárias algumas atribuições típicas ao papel do pedagogo da escola, bem com:

Ø  Acompanhar todas as atividades pedagógicas desenvolvidas na escola;

Ø  Discutir com os professores, quais as metodologias e técnicas mais viáveis na aprendizagem e escolher as mais adequadas;

Ø  Supervisionar a elaboração de diagnósticos e projetos desenvolvidos na escola;

Ø  Efetuar levantamento das dificuldades encontradas pela equipe no manejo de classe e buscar medida de solução;

Ø  Orientar o professor quanto à busca do melhor e, mais adequado relacionamento com os alunos;

Ø  Discutir o Projeto Político Pedagógico com todos os seguimentos da escola;

Ø  Orientar a organização curricular, dando todo suporte ao professor;

Ø  Coordenar reuniões pedagógicas, bem como organizar as turmas dos alunos, designar professores, elaborar horário escolar e coordenar o conselho de classe;

Ø  Propor atividades de formação continuada e desenvolvimento profissional docente;

Ø  Acompanhar o processo de avaliação da aprendizagem e principalmente auxiliar o diretor nas suas atividades;

Ø  Convocação aos pais quando os alunos não alcançam o resultado esperado ou quando estão indisciplinados em sala de aula;

         Assim, na Escola Municipal professor Paulo Graça desempenhamos todas essas atividades e desenvolvemos vários projetos que viabilizem um melhor aprendizado para os nossos alunos. Temos ainda a plena consciência se houvesse mais a participação da família nos estudos dos seus filhos estaríamos mais próximo de alcançar o índice de qualidade desejado.

         No turno matutino são trabalhados os projetos da leitura e escrita que estão dentro do programa “viajando na leitura” para os alunos de 3º e 5º anos. Temos também o projeto “hinos” que é para resgatar o patriotismo dos alunos, bem como o reforço escolar para aqueles alunos com mais dificuldades de aprendizagem. No turno vespertino trabalhamos com o Projeto de arborização da escola que se intitula “Vamos mudar a Paisagem de nossa escola: Adote árvores”, bem como desenvolvemos várias atividades do Plano de Trabalho anual como também do programa “viajando na leitura e Matemática viva”.

         É válido ressaltar que são apenas três pedagogos, sendo duas pedagogas no turno matutino, e um pedagogo no turno vespertino. Mas se não houver um comprometimento aliado a parceria de todos os funcionários da escola seria muito difícil a realização desse trabalho.

Regina Marinho
 Pedagoga
 
Neiva de Jesus
Pedagoga
José Prianti
Pedagogo

 

Se você quer saber mais sobre nossas ações clique AQUI# Plano de gestão Anual 2012

2 comentários:

  1. ola senhores gostaria de deixa aqui registrada a minha indignação houve alguns acontecimentos que me deixaram muito revoltada a primeira foi a festa junina que na minha opiniao foi uma vergonha uma falta de respeito com as crianças sem falar no senso do ridiculo a que elas foram espostas,outra situaçao e que se as crianças estao estudando no sabado voces como responsaveis por elas na escola deveriam ter mas cuidado, neste sabado varias criancas ficaram do lado de fora da escola debaixo de sol quente sem nem um adulto para vigia-las se vcs colocam um horario de 10:35 vcs deveriam ter pelo menos uma tolerancia de meia hora e nao sair escorraçando as criancas como aquele senhor fez com elas pra meio da rua sem nem um pingo de responssabilidades simplesmente trancou o portao e foi em bora e ai quem cuida dessas criancas pra isso q existe o conselho tutelar entao da proxima vez ve se tenham mas cuidado pois nao e o filho de vcs por q se fosse acho q no minimo vcs teriam ido na semed fazer uma denucia mas como nao e vcs tao pouco se lixando pra eles que belo exemplos sao dados por vcs heim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos o seu comentário. Isso reflete sua preocupação com o bem estar de seu filho e de nossos alunos. Mas pensamos que a questão levantada por Vossa Senhoria (apresentação de uma dança, especificamente), nos leva a exclusão e preconceito, atitudes combatidas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. E pautada por esse documento, cabe a escola e por todos que dela participam lutar contra qualquer forma de preconceito e discriminação sofrida por qualquer pessoa, independente de sua cor, raça, religião e opção sexual. Educar é, acima de tudo, preparar pessoas para conviverem harmoniosamente em um mundo cheio de diferenças, onde uns respeitam os outros em sua total plenitude.
      Outro aspecto, que gostaríamos de pontuar e que no nosso entendimento está acima desse fato que Vossa senhoria classifica de “ridículo”, é a Festa Junina na sua totalidade enquanto atividade cultural e social, envolvendo professores, alunos, pais e comunidade externa. Mas para atender seu anseio, convidamos Vossa Senhoria, e todos aqueles que desejarem participar junto conosco, no próximo ano, selecionar as danças e atividades culturais que serão apresentadas na Festa Junina de 2013.
      Gostaríamos também de expressar nossos profundos agradecimentos aos inúmeros pais que vieram nos parabenizar pelo grande sucesso da Festa Junina. Isso vem nos mostrar que o trabalho (apesar de alguns pontos negativos que estão propícios a acontecerem em qualquer evento) foi muito bem aceito pela grande maioria da comunidade escolar.
      Outro ponto que você aborda é em relação ao horário de saída no sábado. No que diz respeito a isso, ficou estabelecido e acordado com a direção e os pais que os alunos iriam sair às 10h30min, então os pais devem vir buscar seus filhos no horário estabelecido, já que a escola não disponibiliza de funcionários que possam ficar após o seu expediente de trabalho.
      Para finalizar, deixamos aqui algumas informações, que acreditamos possam convencer Vossa Senhoria do valor de nossa escola. Em recentes avaliações do MEC - Ministério da Educação, a Escola Municipal Professor Paulo Graça obteve uma boa nota no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mantendo-se assim, como uma das melhores escolas públicas do município de Manaus. Nossa escola também se sagrou vice-campeã da Gincana de História e Geografia do Amazonas, em uma disputa entre várias escolas das zonas Sul e Centro-Sul de Manaus. Desenvolvemos vários outros projetos que visam à melhoria no ensino e na formação de todos os nossos alunos.
      Portanto, Educação se faz com parcerias. Queremos construir uma escola com a participação de todos os pais, mas queremos que sejamos valorizados e reconhecidos nos bons serviços que prestamos à comunidade.

      Saudações Fraternas!!!

      Excluir