terça-feira, 31 de julho de 2012

PROJETO TURISMO DIGITAL


Adriano Barros e Ana Karinina Landim
Coordenadores do Projeto
       
         Com a chegada do PROINFO nas escolas, verificou-se a necessidade de envolver os alunos nas práticas pedagógicas com a utilização do sistema LINUX, visto a ampliação do uso desse sistema operacional como uma poderosa ferramenta tecnológica, principalmente a partir da distribuição do LINUX EDUCACIONAL 4.0, que vem atender as necessidades pedagógicas e educacionais de professores e alunos.

Oficina sobre o Linux Educacional 4.0
          Por solicitação do GTE (Gerência de Tecnologias Educacionais), os professores Ana Karinina Landim e Adriano Jorge Barros, proporam o Projeto Turismo Digital, que tem como objetivo preparar os alunos dos 9º anos do turno vespertino, para  o uso  do Linux Educacional 4.0, utilizando as ferramentas de edição de texto, apresentação de slaids, edição de imagem e vídeo. De modo que possam integrar o uso dessa tecnologia às aulas de LEM (Língua Estrangeira Moderna), produzindo matérias como: guias turísticos, cartões-postais e slides. Voltados para a divulgação dos pontos turísticos e outras curiosidades da cidade de Manaus, tendo como público-alvo visitantes falantes da Língua Inglesa. Os trabalhos produzidos pelos alunos, deveriam ser apresentados na Mostra de Tecnologias Interativas da Secretaria Municipal de Educação que seria realizado em novembro, mas foi cancelado. sendo assim, a culminância do projeto realizar-se-a na própria escola.

Profª Margareth ministrado oficina sobre
Br.Office Impress
         Na primeira etapa do projeto os alunos participaram de oficinas sobre o Linux Educacional 4.0, coordenadas pelos professores Adriano Barros( Introdução ao Linux Educacional 4.0), George Augusto Souza/DRE I (Br. Office Writer), Margareth Seixas/GTE (Br. Office Impress) e Ana Karenina (Língua Estrangeira).

Alunos do 9º ano da EMEF. Prof
Paulo Graça em visita ao Teatro Amazonas
          Na segunda etapa os alunos visitaram o centro histórico de Manaus, onde foram feitos registros fotográficos dos patrimônios históricos (prédios, monumentos e praças). Complementando essa etapa com pesquisas nas internet sobre o tema.
          

Alunos elaborando layout 
laboratório de informática
               Na terceira etapa os alunos selecionaram e analisaram o material coletado, e passam a aplicar os conhecimetos adquidos nas oficinas para criar o layout dos slaids( cartões e guias-turisticos) com a utilização do laboratório de informática. Para em seguida fazer a tradução dos textos em Português para o Inglês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário